• Toxina botulínica

• Anti-Envelhecimento

• Vitiligo

• Prótese Mama - Cirurgia de Prótese Mamaria

• Bronze a Jato

• Peeling de Romã

• Correção de Pálpebras

• Tratamento Varicozes e Varizes

• Hiperidrose

• Medicina Estética

• Nutrição

• Estética Facial e Corporal

• Plataforma Vibratória

• Odontologia

• Ultrassom

• Tratamento perda de cabelo (calvície)

• Tratamento acne

• Tratamento Estrias e Flacidez

• Tratamento gordura localizada e emagrecimento

• Mini-Lipo ultra-sónica Aspirativa

• Correção de orelhas (abano, trauma de brincos)

• Rejuvenescimento facial, com Plasma rico em Plaquetas.

• Cicatrizes e Queloides

• Manchas de pele (melasma/face entre outras)

 


topo ↑

Medicina Estética


Conheça como funciona o produto que elimina a Gordura Localizada

1 - Mesoterapia


Cerca de 85% da população feminina sofre com a celulite e gordura localizada em diferentes estágios. Tendo como principais causas sedentarismo, estresse, tabagismo, alterações hormonais e uso de anticoncepcionais, a celulite produz mudanças estruturais na aparência feminina e altera a auto-estima da mulher.
Diversas técnicas vêm sendo utilizadas no combate à  celulite e à  gordura localizada. Os profissionais sempre alertam que dificilmente 100% da celulite desaparecerão. Os tratamentos, em geral, são feitos a longo prazo e exigem muita disciplina por parte da paciente - na realidade, livrar-se da gordura localizada implica também em corrigir uma série de fatores incorretos na vida cotidiana.
Na tentativa de oferecer um combate mais eficaz à  celulite e à  gordura localizada, unen-se três técnicas diferentes.
O tratamento todo pode ser feito em uma clínica só, oferecendo mais comodidade e economia de tempo à s pacientes.
A primeira fase do tratamento é a sessão de Mesoterapia, é uma técnica francesa, utilizada no tratamento de celulite, flacidez e estrias por meio de aplicação de princípios ativos, enzimas com diferentes mecanismos de ação que promovem a diminuição de gordura no local tratado. O tratamento é realizado por um médico habilitado.
Onde consiste em injeções de pequenas quantidades de fármacos em uma das camadas da pele, a derme - ou mesoderma. "A mesoterapia vem sendo usada mais recentemente para a medicina estética, mas essa não era sua finalidade principal na medicina antiga", explica o médico, lembrando que a técnica é utilizada, por exemplo, por alguns ortopedistas para tratamento de dores na coluna. "Com o decorrer dos anos a medicina estética se interessou e, devido aos bons resultados, o uso da mesoterapia com essa finalidade aumentou". Salientamos que a mesoterapia não deve ser usada como uma técnica de emagrecimento. "É indicada para a gordura localizada, a celulite e a redução de medidas". Os locais mais comuns de aplicação são o abdómen, o culote e a barriga.
Ultra-som e drenagem potencializam efeitos. É recomendado que logo após a sessão de mesoterapia a paciente seja submetida a uma sessão de ultra-som ou drenagem linfática, para a potencializar os efeitos da mesoterapia.


2 - Toxina botulínica

O que é o Tratamento com Toxina botulínica

Tratamento das Rugas de Expressão com Toxina botulínica

   As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada ( Tónus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso ). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido à  um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tónus musculares.

            Com o passar do tempo, e com a instalação do processo de envelhecimento,  a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade  e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.

    A Toxina Botulínica que é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum ,tem uma potente ação, mas usado em pequenas doses, não faz nenhum mal, e  pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. 

            A Toxina Botulínica é usado para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser beneficiados com o método. Outras áreas também podem ser tratadas. O Lifting com a Toxina Botulínica, é uma técnica que eleva o canto das sobrancelhas  e abre a os olhos, com um efeito muito interessante. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tónus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária ( obviamente, de músculos desnecessários) , com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas.

            Toxina Botulínica realizado com eficiência, trás um grande resultado. Estes resultados são os responsáveis pela explosão em seu uso. O paciente e o seu círculo de relacionamento familiar e de amizade percebem a melhora, mas esta melhora deve ser natural, e é desejável que não se perceba com facilidade que a Toxina Botulínica foi aplicada. As pessoas dizem que o paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência, O exagero do uso da Toxina Botulínica apresenta resultados pouco naturais, que não devem ser o objetivo do tratamento. Na Clínica Médica Dr. Ferando Santin CRM 21222, preferimos a Toxina Botulínica para o pé de galinha, para as rugas da testa e para atenuação das rugas da glabela. Deixamos rugas e sulcos de outras localizações para outras técnicas, e assim mantemos os resultados naturais.

                       A aplicação da Toxina Botulínica  pode ser então repetida. O movimento muscular volta um pouco antes, ao redor do quarto e quinto mês, mas as rugas só retornam em torno de 6 meses, que é quando a Toxina Botulínica deve ser reaplicada. O retorno do movimento, não significa que a Toxina Botulínica deva ser reaplicada imediatamente, porque o músculo causador das rugas ainda está fraco e só deve ser tratado quando recupera o tónus normal, o que ocorre  ao redor de 5 a 6 meses , nas primeiras aplicações e ao redor de 6 a 8 meses , em pacientes que fazem o tratamento regularmente.

            Com a falta de função temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui , e com este descondicionamento ,a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico por um certo tempo. Mas com as aplicações repetidas, no tempo certo, 6 meses, existe uma tendência à  haver um efeito cada vez mais prolongado.

            Algumas pessoas no entanto podem apresentar um efeito vacina e a Toxina Botulínica não ser mais eficiente, mas isso ocorre em pequena porcentagem de casos. O que ocorre é que alguns pacientes, desenvolvem defesa imunológica a Toxina Botulínica , é como se estivesse sido vacinado, e a Toxina Botulínica não é mais eficiente. Isso ocorre raramente , em muito pouco pacientes e atualmente já está disponível nos EUA  a Toxina Tipo B - Myobloc® , para ser usada em possíveis pacientes resistentes. Esta toxina B , é foi desenvolvida com um grupo diferente de clostridium, e portanto tem propriedades diferentes. Se um paciente tiver a falta de sorte de ser resistente a Toxina Botulínica , poderá ter uma grande  possibilidade de responder ao  Myobloc®. Em alguns casos, o que não é muito raro, pode acontecer que um paciente que responda corretamente ao uso da Toxina Botulínica, em uma determinada aplicação, obtenha uma menor resposta. Isso pode ocorrer pelo efeito vacina, como já dissemos, mas pode ser por alguma outra causa técnica, como uma inativação inadvertida da Toxina. A Toxina Botulínica é muito lábil, se inativando facilmente,  a simples colocação na seringa, se não for cuidadosa, pode inativar o produto. O transporte, armazenamento e diluição também podem desativar a Toxina. Assim é que se a Toxina Botulínica não foi eficiente em uma aplicação, deve ser repetido e só então se for novamente ineficiente , atribuir o fato ao "efeito vacina”

            A Toxina é liberada pelo FDA ( controle de medicamentos) americano, e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, como bloqueador muscular e usado por médicos treinados não apresenta complicações sérias. Pode ser utilizado associadamente  e a outras técnicas. É importante , escolher médicos que sejam treinados na técnica de aplicação da Toxina Botulínica. A Clínica Médica Dr. Fernando Santin CRM 21222 já realizou centenas  de tratamentos.




3 - Bioplastia ou Preenchimento
A bioplastia realça a aparência, melhorando os sinais da sua beleza, modificando volumes faciais, redefinindo a mandíbula, corrigindo sulcos e rugas, corrigindo também defeitos estéticos, como a forma do nariz, volume dos lábios e queixos.
O procedimento na face dura cerca de 10 a 30 minutos e as aplicações não agridem o organismo. Para que o paciente não sofra com as picadas da agulha, o procedimento pode ser realizado sob anestesia local ou sedação e o paciente retorna para casa logo após o término da sessão.

• O Procedimento Pode ser Realizado em Regiões Como:
• Nariz
• Orelhas
• Lábios
• Maças do rosto
• Queixo - mento
• Contornos mandibulares


• A Bioplastia Também é Indicada Para:
• Tratamento de sulcos
• Depressões
• Correção de defeitos congênitos ou adquiridos
• Correção de estruturas profundas como perdas ósseas


4 - Peelings
Hoje em dia, uma das técnicas mais utilizadas nos tratamentos faciais é a realização de peelings, que tem como finalidade principal remover as células mortas, conseguindo assim o resultado de uma pele mais jovem, macia, com textura mais saudável e delicada.
O Peeling promove um processo de esfoliação que produz descamação da pele, com posterior regeneração do tecido, melhorando a textura. Clareia manchas e atenuam rugas finas, além de estimular a renovação do colágeno que dá mais firmeza à  pele. Para saber qual o tipo de peeling indicado para sua pele, agende uma avaliação Medica ou com Esteticista e desfrute de uma pele linda durante todo ano.








 

 

 


 topo ↑

MODULAÇÃO    HORMONAL MASCULINA E FEMININA

 

Entenda os conceitos básicos da

 Medicina Antienvelhecimento = Medicina Preventiva.

 

Bem-vindos à  Medicina do Século XXI!!!

No passado, era costume se procurar o médico apenas quando estávamos doentes.

A medicina tradicional continua sendo importante para atender à s necessidades dos enfermos, feridos e dos que têm doenças graves, geralmente referidas como "doenças agudas ".

Na verdade, 80% de toda a verba dos sistemas de saúde, é usada durante os dois últimos anos de vida das pessoas, por estarem acometidas com as chamadas "doenças próprias da velhice ".

Isto faz sentido ?

 

Não é muito mais difícil atingir o estado ótimo de saúde depois que estamos doentes ?

Faz sentido esperar até que  as coisas estejam terrivelmente defeituosas, para, só então, tratarmos de fazer reparos e remendos?

Você concorda que é muito mais lógico investir na prevenção e detecção precoce das doenças, permitindo que sua saúde e o vigor da juventude sejam mantidos até os seus últimos dias de vida ?

A definição tradicional de saúde é : "ausência de doenças".

 

Desta forma, as pessoas sempre esperam a chegada de sinais ou sintomas, para que percebam que algo está errado e, só então, buscam ajuda para curar doenças que, na verdade, já haviam de maneira silenciosa se instalado há vários anos em nosso organismo.

A medicina antienvelhecimento, define saúde como algo muito mais profundo do que simplesmente "não adoecer”.

Saúde é um estado positivo, um estado ótimo, um estado no qual as suas capacidades, sentidos e metabolismo estejam em um nível máximo de atividade.

Saúde é um estado positivo, um estado ótimo, um estado no qual as suas capacidades, sentidos e metabolismo estejam em um nível máximo de atividade.

Estes novos conceitos, são muito mais lógicos e abrangentes do que simplesmente " ausência de doenças ".

Significa que o seu corpo, mente e energia estão harmonizados em seu máximo potencial, permitindo que cada segundo seja pleno e glorioso, e sua vida repleta de paixão e entusiasmo !

É chegado o momento de deixarmo-nos "contaminar” por esta forma revolucionária de pensar e fazer medicina. Atingir o máximo de saúde e bem-estar está agora ao alcance das suas mãos. Sejam muito bem-vindos ao mundo da medicina antienvelhecimento, a medicina do Século XXI !!!

 

Estamos disponibilizando a você e sua família esta evolução no atendimento da medicina. Procure-nos para maiores informações.


topo ↑

Vitiligo

 

É uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Sua etiologia ainda não é bem compreendida, embora o fator autoimune pareça ser importante. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos.

Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele.

Tratamento

Um dos método terapêutico eficaz para o vitiligo é a foto quimioterapia, que é o emprego sistêmico ou tópico de substâncias fotossensibilizantes, seguidas da exposição à  radiação ultravioleta. Sendo uma das modalidade mais conhecida e estudada.


topo ↑

Prótese Mama - Cirurgia de Prótese Mamaria

Perguntas e respostas sobre Implantes Silicone

O que é silicone?  Silicone ou Dimetilpolisolixano é produzido como elastómero de silicone, gel de silicone ou óleo de silicone. Silicone é utilizado em uma variedade de produtos, como: sondas, cateteres, ponteiras para agulha de perfuração e marca-passos.

Implantes de silicone oferecem risco à  saúde? Cientificamente comprovado que o silicone é, até hoje, o melhor material para a fabricação de produtos implantáveis, servindo não só para fins estéticos, como para a reconstrução de várias partes do corpo.Já está cientificamente comprovado que o silicone é, até hoje, o melhor material para a fabricação de produtos implantáveis, servindo não só para fins estéticos, como para a reconstrução de várias partes do corpo.

O gel de silicone pode vazar? Em comparação com os implantes de primeiras gerações, apenas traços insignificantes de gel podem ser encontrados no tecido capsular. Isto devido à  comprovada qualidade tanto das membranas dos implantes quanto do gel de preencslihimento, que é altamente coesivo e de baixa transudação.

O que é coesividade? Coesividade é a propriedade que as moléculas do gel de silicone têm de manter-se ligadas, não permitindo que o gel escorra, caso o implante se rompa. Um erro comum é confundir dureza com coesividade. Um gel para ser coeso não necessita ser duro.Coesividade é a propriedade que as moléculas do gel de silicone têm de manter-se ligadas, não permitindo que o gel escorra, caso o implante se rompa. Um erro comum é confundir dureza com coesividade. Um gel para ser coeso não necessita ser duro.

A segurança dos implantes está garantida? Sim. Há mais de 30 anos, a segurança e a confiança nos implantes de silicone têm sido continuamente garantidas em estudos e experiências. Órgãos fiscalizadores nacionais e internacionais estipulam exigências claras para a fabricação dos implantes. Os implantes estão sempre passando por melhorias. A cooperação entre pacientes, médicos e fabricantes permitiram adaptações constantes até chegarmos ao conhecimento científico e tecnológico que temos hoje. Sim. Há mais de 30 anos, a segurança e a confiança nos implantes de silicone têm sido continuamente garantidas em estudos e experiências. Órgãos fiscalizadores nacionais e internacionais estipulam exigências claras para a fabricação dos implantes. Os implantes estão sempre passando por melhorias. A cooperação entre pacientes, médicos e fabricantes permitiram adaptações constantes até chegarmos ao conhecimento científico e tecnológico que temos hoje.

Existe mais de um tipo de implante de mama? Sim. Os implantes podem ser apresentados em diversas formas e revestimentos para atender à s necessidades do cirurgião e de suas pacientes. Sim. Os implantes podem ser apresentados em diversas formas e revestimentos para atender à s necessidades do cirurgião e de suas pacientes. Os implantes Silimed possuem superfície lisa, texturizada ou revestida de poliuretano. Podem ser redondos ou anatómicos e também variam quanto ao perfil.

O que é mastoplastia de aumento? A mastoplastia é o mesmo que a cirurgia de aumento de mama, que resultados.

Ao escolher um implante mamário, existem vários fatores a se considerar além do seu tamanho. Estes fatores incluem o contorno desejado, a largura pré-operatória da mama, o volume, a projeção, a largura do tórax e seu biotipo. O cirurgião, após uma avaliação criteriosa, poderá indicar o tipo de prótese que irá proporcionar os melhores resultados. A prótese de silicone pode aumentar as estrias e vasos sangà¼íneos das mamas? Sim, com o aumento abrupto das mamas, as estrias pré-existentes podem se tornar mais salientes. Contudo, quando o cirurgião respeita as proporções da mama, o tipo de pele e o volume do implante, os riscos se tornam menores.

Sim, com o aumento abrupto das mamas, as estrias pré-existentes podem se tornar mais salientes. Contudo, quando o cirurgião respeita as proporções da mama, o tipo de pele e o volume do implante, os riscos se tornam menores. Haverá algum problema com a minha amamentação? O implante não acarreta alterações na amamentação, pois este é colocado atrás da glândula mamária ou atrás do músculo.
Contudo, é recomendado que a paciente espere aproximadamente um ano após o período de amamentação para realizar a cirurgia de aumento das mamas.

O implante não acarreta alterações na amamentação, pois este é colocado atrás da glândula mamária ou atrás do músculo.
Contudo, é recomendado que a paciente espere aproximadamente um ano após o período de amamentação para realizar a cirurgia de aumento das mamas.
É possível detectar um tumor em mamas com implantes? O especialista deve ser sempre alertado quanto ao uso de implantes. Caso o implante dificulte o diagnóstico da mamografia, o especialista pode utilizar uma manobra especial que, basicamente, empurra o implante para trás, deixando livre a glândula mamária. Outra técnica que se recomenda para as mulheres com implantes é a ecografia mamária, que também detecta pequenas lesões não palpáveis.

Qual a vida útil de um implante de silicone? Embora os implantes não tenham limite de vida útil reconhecido pelo meio científico. Existem, relatos de diversas pacientes no Brasil e no exterior com o mesmo implante há mais de 20 anos sem quaisquer problemas. A paciente deve ser acompanhada periodicamente para que seja avaliada a necessidade de troca do implante.

 

SOBRE A PRÓTESE UTILIZADA

 

Fabricada sob os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade, a Prótese utilizada possui o mais avançado Gel de silicone que possui a função inteligente de memória, voltando a sua forma original, mesmo depois de forte pressão. Sua maciez é muito próxima a dos tecidos mamários!

Todos os implantes são de invólucro de baixa drenagem, o que minimiza a difusão do gel de silicone além de ser aplicada a mais avançada tecnologia do mundo em revestimento de barreira (Camada de Elastómero de alto desempenho).

Com rigorosos padrões de qualidade e aplicação de tecnologias inovadoras, nossos implantes possuem alta resistência ao rompimento e diminuição do risco de ocorrer contratura-capsular, além de ter uma segurança superior devido a sua esterilização por Raio Gama. Onde tambem fornece ao seu cliente o Certificado de Garantia Vitalícia contra contratura-capsular e ruptura do implante.

   

 


topo ↑

Clínica DR. Fernando Santin Bronzeamento a Jato

Com o Bronzeamento a jato você ganha um tom de bronzeado rápido

 ( a partir de 4 horas após a aplicação ) 

Disfarça vasos e celulites

Não mancha a roupa

Não tem risco de câncer de pele

Não sofre envelhecimento precoce

Não fica com a pele amarelado e oleosa.

Pele naturalmente bronzeada

Tonalidade dourada intensa com aspecto natural

Secagem rapida

Nao mancha a pele

Nao resseca a pele

Formula rica em hidratante e vitaminas E

LIGUE E FIQUE COM A COR VERÃO

Tele: 45-3268-2961 OU 8426-5090

 


topo ↑

Peeling de Romã com Máscara de Ouro

Ninguém resiste a um rostinho lindo e a uma pele macia.

O peeling é um procedimento bastante recomendado para peles cansadas e envelhecidas pelo sol. O peeling de romã, aplicado na face, tem ação clareadora, renovadora e antioxidante. Contém princípio ativo extraído da fruta romã com efeito clareador.

Pode ser feito em qualquer fototipo de pele e pode ser realizado em qualquer estação do ano. Age na pele removendo as células mortas da epiderme, com propriedades levemente clareadoras, proporciona regeneração dos tecidos epidérmicos e dérmicos. Não agride e não irrita o tecido cutâneo.

 

Uma das Novidades em tratamento, que acaba de chegar à s clínicas de estética, mas que já está sendo bastante requisitado é a Máscara de Ouro.

Esta máscara luxuosa é indicada para peles ressecadas e desvitalizadas, que precisam se recuperar dos efeitos do sol e da poluição.
à€ base de ouro e mel, a máscara de ouro tonifica, clareia e revitaliza a derme do rosto e pescoço, além de ativar o metabolismo celular. "Qualquer pessoa pode usá-la como tratamento, mas, somente para ficar com a aparência mais descansada. Já para tratamento, a máscara é indicada para clientes acima de 30 anos, a fim de reduzir e devolver a elasticidade da pele, ajudando-a a diminuir vínculos e rugas", informa.

O tratamento pode ser realizado tanto em mulheres quanto em homens, com a pele estressada, manchada ou abatida. "Para cada tipo de pele existe um tratamento específico e o número de aplicações vai variar de acordo com a qualidade da pele.


topo ↑

 

Blefaroplastia (Pálpebras)

 

A blefaroplastia é uma cirurgia simples e rápida. O médico retira o excesso de pele em forma de elipse das pálpebras superiores, e as bolsas de gordura que se formam tanto nas pálpebras superiores quanto inferiores (em geral, duas na parte superior e três na inferior). A localização e a forma da incisão elíptica podem variar em relação ao canto dos olhos, de acordo com o objetivo do cirurgião e sua sensibilidade artística. A quantidade de pele retirada em uma cirurgia de pálpebras varia de paciente para paciente, mas é sempre maior nas pálpebras superiores. A anestesia usada para esse tipo de cirurgia é a local, aliada há um leve sedativo para deixar o paciente mais calmo. Há casos em que o paciente vai para casa logo após a operação, sendo recomendável que fique em repouso por algumas horas, para que o inchaço seja menor.


topo ↑

 

Varicoses e Varizes

Escleroterapia Convencional
A escleroterapia, conhecida por muitos como "aplicação", é um tratamento destinado a eliminação das telangiectasias ("vasinhos"). Um líquido esclerosante é injetado através de agulhas extremamente finas, dentro do vasinho e provoca alteração celular no vaso, resultando no seu desaparecimento.
Existem muitas substâncias que podem ser utilizadas, sendo que a mais empregada é a glicose 75%, devido à  grande tolerabilidade e por não causar alergia. Para evitar complicações, não é conveniente aplicar grandes volumes de esclerosante de uma só vez. Por isso, o tratamento é realizado progressivamente, por sessões. É indicado apenas para os vasinhos por que, se o líquido for aplicado em vasos maiores, é diluído pelo sangue e perde a concentração, podendo provocar manchas e sérias complicações.

Microcirurgia
Com frequência, as telangiectasias ("vasinhos") estão associadas a vasos maiores (trajetos varicosos), em parte responsáveis pelo aparecimento dos vasinhos e que devem ser retiradas em microcirurgia. Esta consiste na retirada de trajetos varicosos através de micro-incisões na pele, com cicatrizes discretas que dispensam a necessidade de pontos e são realizadas com o uso de anestesia local, em consultório.
É muito comum a associação de microcirurgia aos tratamentos de escleroterapia pois, desta forma, elimina-se uma das fontes responsáveis pelo aparecimento de novos "vasinhos" e o tratamento atinge resultados melhores e mais duradouros.


 topo ↑

   Hiperidrose Primaria ou Idiopática

Hiperidrose Primaria


É uma disfunção freqàmente do centro sudomotor do cérebro (centro responsável pelo controle do suor). Por motivo desconhecido, este centro estimula, de maneira exagerada, através do sistema nervoso simpático, as glândulas sudoríparas de determinadas regiões do corpo, causando uma importante sudorese localizada. As regiões mais acometidas são as mãos, as axilas, a face, os pés e ocasionalmente o tronco e o couro cabeludo, com diferentes combinações de severidade e localização.

Os efeitos da hiperidrose são muito angustiantes e constrangedores, acarretando enormes prejuízos sociais, profissionais e, sobretudo, psíquicos aos seus portadores.

As principais características clínicas da hiperidrose primária são:

- Aparece na infância e permanece o resto de suas vidas, se não tratada. O agravamento dos sintomas ocorre geralmente na puberdade.
- A incidência é igual em ambos os sexos, entretanto, a sudorese axilar predomina mais nas mulheres.
- Acomete todas as raças, porém é mais freqà¼ente nos asiáticos e judeus.
- Localiza-se em mãos, pés, axilas e face com diferente intensidade. A predominância é nas mãos e axilas.
- As glândulas das áreas envolvidas são histologicamente e numericamente normais.
- Há uma pequena diferença de intensidade entre o verão e o inverno.
- É desencadeada pelo stress, calor e gustação. Destes o mais importante é o stress.
- Não é agravada pela atividade física.
- Cessa durante o sono.
- Parece haver predominância familiar.

Hiperidrose Secundária

É decorrente de condições que levam a um aumento da atividade simpática (hipertireoidismo, menopausa, distúrbios   psiquiátricos, síndrome paraneoplásica, obesidade, etc.). Normalmente acomete todo o corpo.

Tratamento

Uma nova técnica, muito moderna, sem riscos, a Toxina Botulínica

 foi adicionada ao tratamento da Hiperidrose. A aplicação da Toxina Botulínica na mão, na axila ou em outros locais elimina completamente o suor. O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico, e o paciente pode retornar as suas atividades normais no mesmo dia. O Tratamento com a Toxina Botulínica não e definitivo , mas reaplicações podem ser feitas, em media a cada 6/12 meses, dependendo do caso, o que mantém a região tratada sem sudorese.


topo ↑



Nutricionista profissional que contribui para o equilíbrio da vida.


O que é NUTRIÇÃO?
A Nutrição pode ser aplicada em vários setores: pele, corpo e mente. Usa-se terapia nutricional para gestantes, adultos, idosos e crianças. De qualquer maneira a avaliação nutricional e sua dieta específica, balanceada e equilibrada colabora para uma vida mais saudável.

Definição:

Ciência que estuda todos os processos por meios dos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. A função do nutricionista é promover e recuperar a saúde, além de prevenir doenças. Com a reeducação alimentar permite-se o consumo de todos os alimentos sem privação, porém na quantidade planejada. O acompanhamento nutricional é indicado para todas as faixas etárias e para qualquer objetivo que se queira alcançar: emagrecimento, ganho de peso, gestantes, patologias específicas.


Acompanhamento X Nutricional:

A consulta nutricional é dividida em duas etapas. Na primeira etapa é aplicada a anamnese alimentar para verificar os hábitos de vida e alimentares do indivíduo, assim como é feito o exame de bioimpedância, que consiste na avaliação da composição corporal, determinando a quantidade de massa magra e massa gorda do organismo, líquidos corporais e taxa metabólica basal, sendo de extrema importância na elaboração do programa alimentar. Na segunda etapa o programa alimentar é entregue, com orientações gerais e específicas sobre uma alimentação saudável e um relatório da avaliação da composição corporal.


Estética X Nutrição:

Uma alimentação balanceada aliada à  prática de exercícios físicos além de exercerem efeitos benéficos para a saúde, retardarem o envelhecimento e melhorarem a auto-estima, contribuem para uma estética mais equilibrada e saudável. Através de uma dieta equilibrada, alguns problemas estéticos podem ser prevenidos ou tratados, tais como: gordura localizada, celulite, estrias, flacidez, unhas e cabelos fracos e quebradiços.


Atividade Física X Nutrição:

Nutrição e exercícios físicos são componentes indispensáveis à  saúde de qualquer ser humano. Além de queimar calorias, diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra, a atividade física previne contra doenças, acelera o metabolismo, reduz a ansiedade, melhora o humor, melhora a imagem corporal, alivia o estresse e promove o controle do peso. Para um bom desempenho esportivo, a dieta deve ser equilibrada. Do contrário, o exercício trará malefícios, reduzindo a performance e o condicionamento físico. A suplementação esportiva é indicada em alguns casos.

A alimentação e nutrição são imprescindíveis à  vida de todos os seres, razão pela qual a Nutrologia tem ação de considerável importância na maioria dos setores que regem o crescimento, desenvolvimento e a saúde dos indivíduos, o que torna a função do Nutrólogo de excepcional valia e larga amplitude nas várias áreas abrangidas por esta especialidade.

Na prática clínica, a Nutrologia se associa a outras especialidades médicas (Endocrinologia, Gastroenterologia, Medicina Esportiva...) e a profissionais não médicos, como, nutricionistas psicoterapeutas, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.


CONSULTA NUTRICIONAL
Elaboramos um plano alimentar à  medida de cada paciente, Perca peso sem sofrimento e da forma correta.

Saiba como se alimentar melhor e sem exageros durante o inverno.

As baixas temperaturas do inverno promovem o aumento da incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias. Com isso, passa a ser importante uma alimentação que reforce o funcionamento do sistema imunológico e amenize a ocorrência destes problemas. Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais aumenta a resistência imunológica. Para se atingir as necessidades de vitaminas e minerais, o ideal é a diversidade no oferecimento de frutas, legumes e verduras. Além disso, no inverno o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo e a necessidade calórica é maior. Porém, não devemos cometer exageros!


Seguem algumas dicas:

- Não fique longos períodos sem comer e diminua o intervalo entre as refeições, fazendo pequenos lanches a base de frutas;
- Beba bastante água! Opte por chás para esquentar o corpo;
- Evite frituras; prefira os alimentos cozidos, assados ou grelhados;
- Troque os molhos à  base de maionese, creme de leite, margarina por aqueles feitos a base de ervas, iogurtes;
- Evite doces elaborados com chantilly ou creme de leite; substitua por doces a base de frutas;
- Troque o chocolate quente normal pela versão light com leite desnatado e achocolatado light;
- Evite massas com molhos brancos ou molhos muito elaborados, que geralmente são mais calóricos. Prefira massas com molhos mais simples, como de tomate; se for preparar um molho branco, utilize leite desnatado e ingredientes lights;
- Inclua na alimentação sopas e cremes de legumes e verduras, o que proporcionará uma sensação favorável para as baixas temperaturas, e ainda fornecerá as vitaminas e minerais que o organismo necessita;
- Os legumes e verduras refogados podem ser preparados no azeite, o que ressalta o sabor e melhora a aceitação. Além disso, podem ser preparados junto com outros pratos, formando preparações variadas, como, por exemplo, arroz colorido (com legumes), frango com cenoura, macarrão com brócolis ou lasanha de berinjela;
- Os sanduíches quentes, muito consumidos no inverno, devem ser preparados de forma equilibrada: O pão (energético), com um recheio de algum tipo de carne ou frios (construtores) e mais uma folha verde ou legumes (regulador), que pode ser alface e tomate. Dessa forma, estará sendo oferecido um lanche gostoso, quentinho e equilibrado!
- Apesar de frio, o tradicional suco de laranja deverá continuar no cardápio. Para incrementar o conteúdo de vitamina C, uma importante vitamina relacionada com ao sistema imunológico, adicione outras frutas ao suco, como a acerola e abacaxi.


Para melhorar a imunidade, inclua na alimentação:

- Gorduras "boas" - Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os à”mega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.
- Carotenóides - Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelhas. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.
- Vitamina E - Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica e também é considerado um antioxidante.
- Vitamina C - Tem ação antioxidante e efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, morango, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.
- Carboidratos - Pães, massas, batata, arroz. Têm sido frequentemente associados à  melhora do sistema imune. Devem ser consumidos na alimentação de forma fracionada ao longo do dia.
- Probióticos: são bactérias benéficas contidas no iogurte ou leite fermentado que reforçam o sistema imune.

 


topo ↑

Estética Facial e Estética Corporal

Estética
Estética é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenómenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.


TRATAMENTOS CORPORAIS

BAMBUTERAPIA: A Bambuterapia ou Bamboo Massage, como também é conhecida, estimula as glândulas, proporcionando um efeito drenante e redutor de gordura localizada, auxiliando na diminuição da celulite. Dependendo do trabalho que for feito, pode ajudar na remodelagem da silhueta. Drenante, porque a manobra realizada com o bambu é sempre no sentido linfático, ficando mais intensa com o uso de óleos quentes específicos; e redutor de gordura localizada através de manobras de pinçamento com o bambu.

ESFOLIAÇÃO CORPORAL: Promove a limpeza e a hidratação profunda da pele.

GOMAGE: Este tratamento é indicado para remoção de impurezas e células mortas, preparando a pele para:
- tratamentos estéticos;
- um bom bronzeado (artificial ou natural);
- no pós-sol, para um bronzeado mais homogêneo;
- depilação corporal ou, após a depilação, para evitar foliculite (encravamento de pêlos).

HIDRATAÇÃO CORPORAL: A hidratação corporal além de ter como objetivo repor a perda de água da pele e reestabeler o grau de hidratação, promove um relaxamento da musculatura, aliviando o stress.

DRENAGEM LINFÁTICA CORPORAL: É uma técnica massoterápica que estimula o Sistema Linfático com a finalidade de mobilizar as toxinas presentes nos vasos linfáticos em direção aos rins, para que estas sejam eliminadas. A drenagem linfática utiliza-se de movimentos leves e suaves. A drenagem linfática corporal é indicada para desintoxicar o organismo, eliminar o excesso de líquidos, ativar o sistema imunológico, melhorar a oxigenação e nutrição celular e atuar como analgésico.
Indicações:
- Celulite;
- Cansaço nas pernas;
- Retenção de líquidos;
- TPM;
- Varizes;
- Hematomas;
- Acne;
- Acelera a cicatrização dos tecidos;
- Regulariza a atividade intestinal;
- Promove relaxamento;
- Afecções dermatológicas;
- Alívio de hematomas e inchaços (pré e pós cirurgias plásticas).

MASSAGEM RELAXANTE: A massagem relaxante é realizada aplicando movimentos firmes e suaves sobre os tecidos do corpo proporcionando relaxamento muscular, melhoria da circulação sanguínea, alívio de tensões no pescoço e ombros entre outros benefícios. A massagem relaxante auxilia no processo para remover substâncias tóxicas das células que são prejudiciais ao nosso corpo, sendo uma técnica eficiente e rápida para combater o estresse.

MASSAGEM MODELADORA: A massagem modeladora é executada utilizando movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre os tecidos do corpo favorecendo a quebra das células de gordura localizada que são eliminadas pela corrente sanguínea. Essa técnica de massagem consegue atingir as camadas de tecido com o maior nível de concentração de gordura como por exemplo: a barriga, pernas, braços e cintura. A massagem modeladora, é realizada com acompanhamento de cremes específicos que auxiliam na redução de medidas, combate a gordura, celulite e a flacidez. O principal objetivo da massagem modeladora é atuar sobre a gordura localizada e melhorar a circulação sanguínea. É executado movimentos específicos para atenuar a celulite e melhorar a elasticidade da pele. A massagem modeladora pode proporcionar outros benefícios como o aumento da circulação sanguínea ajudando a relaxar músculos e o alivio das tensões causadas pelo estresse do dia-a-dia.

SPA DAS MÃOS: Muitas vezes não damos a devida atenção que as mãos merecem. A gente se esquece que elas estão continuamente expostas à  agressões, produtos químicos, raios solares, vento, lavagens constantes, etc. Tanto é que muitas vezes vemos mulheres com a pele da face lindíssima, mas nas mãos um certo abandono dos cuidados necessários. O SPA das mãos inicia-se com um esfoliação para promover renovação celular, e em seguida uma profunda hidratação com massagem relaxante, nutrindo e reparando a pele.

SPA DOS PÉS: É quase impossível encontrar alguém que já não tenho sofrido de dores nos pés. Isso se deve ao simples fato que dependemos deles para nos locomover e a isso se somam o uso de sapatos inadequados, saltos, etc. O SPA dos Pés é um tratamento de profundo relaxamento através de massagens e hidratações que a deixarão muito mais feliz e com os pés impecáveis. Para aliviar o cansaço dos pés, nada melhor que um delicioso escalda pés com sais marinhso, adicionados de ervas calmantes e relaxantes, seguido de uma esfoliação que promove renovação celular. E para finalizar uma hidratação com massagem relaxante. Os SPAs realizados nas Mãos e nos Pés proporcionam, além de um relaxamento imediato, grandes benefícios principalmente na prevenção de fissuras, peles cansadas e envelhecidas.

MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES: A Terapia das Pedras Quentes é, clinicamente, a aplicação de termoterapia, em que a condução do calor é transmitida ao corpo através de pedras plutónicas formadas na parte baixa do vulcão. Tais pedras foram esfriadas de forma lenta ao longo de milhares de anos, permanecendo em sua composição todo o seu potencial energético e bioquímico, como a olivina policristalina e o silicato de ferro e de magnésio. O calor emanado das pedras é aplicado ao corpo das pessoas por meio de técnicas avançadas de massoterapia alinhada a conhecimentos milenares de geoterapia e termoterapia. Como resultado, proporciona um efeito penetrante sobre o sistema muscular chegando, em alguns casos, a corrigir disfunções de órgãos e vísceras. A temperatura das pedras varia de acordo com a espessura do tecido epitelial de cada pessoa. A energia que provém das pedras penetra profundamente nos músculos, permitindo a limpeza, a desobstrução e a normalização do fluxo energético, que tem nos meridianos o seu principal meio de condução do ki (energia), obtendo-se então, a homeostase orgânica e energética.
Proporciona:
- Um controle oculto do potencial bioelétrico dos meridianos;
- O estado de ansiedade, tensão, apreensão e agitação desconfortável sendo substituídos pela serenidade, relaxamento, calma e paz interior;
- Melhora na circulação sanguínea;
- Aumento do tónus muscular;
- Estimulação de processos fisiológicos como a digestão e a respiração;
- Melhora na mobilidade das articulações;
- Desfazimento de nódulos, eliminação de gordura e combate a celulite;
- Melhora no fluxo da energia vital;
- Alívio de dores na coluna vertebral e outras regiões do corpo;
- Liberação de emoções reprimidas.


TRATAMENTOS FACIAIS

LIMPEZA DE PELE PROFUNDA: A limpeza de pele profunda, além de limpar, serve também para deixar a pele mais bonita. O método consiste na extracção de comedões (cravos), pústulas e mílios (pontos brancos), que se formam devido secreção normal da pele (sebo) somada as impurezas do meio ambiente, como a poluição. A limpeza de pele deve ser feita a partir do momento que surgirem os primeiros cravos ou borbulhas, normalmente no início da puberdade e em qualquer idade. Apesar da pele oleosa ser a que mais precisa deste tipo de cuidado, as secas, desidratadas ou mistas também devem ser limpas profundamente o que varia é o tempo. Enquanto uma pele oleosa chega a pedir uma limpeza a cada 20 ou 30 dias, os outros tipos de pele ganham maior intervalo entre as sessões.

HIDRATAÇÃO: Um tratamento profundo da pele, capaz de favorecer a elasticidade, luminosidade e a umidade dos tecidos, mantendo o equilíbrio hídrico da pele. Tem efeito hidratante e revitalizante. Previne e pode, inclusive, atenuar linhas de expressões.

DRENAGEM LINFàTICA FACIAL: A drenagem linfática facial é uma técnica de massagem suave e lenta que através de bombeamento e pressão adequada ajuda a eliminar toxinas e ativar a circulação sanguínea. Pode atuar de forma preventiva na manutenção de um rosto jovem, bonito e saudável. Estimula o sistema de defesa e as trocas metabólicas, a oxigenação dos tecidos, drena líquidos excedentes, tonifica e contribui para retardar o envelhecimento dos tecidos, além disso, diminui os hematomas e edemas que marcam a face logo após a cirurgia plástica, ajuda no combate a acne e na revitalização facial.

REJUVENESCIMENTO FACIAL: O rejuvenescimento facial é o ato de prevenir ou tratar o envelhecimento facial. Este é um fenómeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele (ritidose ou rugas), pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea (esqueletização).

ARGILOTERAPIA:
Tratamento natural que utiliza os mais diversos tipos de argila, como a argila branca, verde, rosa, amarela, dentre outras. Serve para:
- Rejuvenescer
- Revitalizar
- Proporcionar mais firmeza a pele
- Eliminar a acne
- Desintoxicar

PEELING: O Peeling faz uma abrasão da pele. É basicamente um processo que intensifica a esfoliação de forma induzida, acelerando o turnover (renovação celular) da pele, proporcionando uma aparência mais saudável e bonita, clareando as manchas, rejuvenescendo e reduzindo a cicatriz de acne.
O Peeling pode ser realizado de forma mecânica (Peeling de Diamante), de forma física (abrasão cosmética), de forma biológica (peeling de enzimas extraídas de frutas ou vegetais) e de forma química (peeling através dos ácidos).

Superficial: ele atinge apenas a epiderme e é indicado para manchas e melasmas, por exemplo. Não há necessidade de preparação prévia, mas exige protetor solar até que a pele fique totalmente recuperada, sem descamação ou vermelhidão.

Médio: atinge a derme e é indicado para rugas, marcas mais profundas, degeneração e cicatrizes. Há dermatologistas que preparam a pele com aplicações de ácido retinóico ou com um peeling superficial.
Neste método, o bloqueador é indispensável e deve ser aplicado continuamente.

Profundo: é muito útil para peles extremamente enrugadas. O tempo de recuperação é quase o mesmo do peeling médio, de sete a dez dias, mas pessoas que têm herpes simples (aquelas feridinhas que aparecem na boca), precisam de corticóides para garantir que não ganharão cicatrizes ao invés de uma pele de pêssego. O bloqueador solar também é extremamente necessário porque a pele formada é muito sensível.


TRATAMENTO FACIAL E CORPORAL

DERMA ROLLER TRATAMENTO FACIAL E CORPORAL

O que é?
É o estímulo mecânico à  produção de colágeno realizado por meio do rolamento de um cilindro com pequenas agulhas, que provocam micro lesões da pele. Após Inflamação: após o estímulo este procedimento, a pele passa por três processos: Proliferação: as células da pele mecânico há a reprodução das células da pele; Remodelação: o tecido é reestruturado e a as células mortas se multiplicam; eliminadas, deixando a pele mais resistente e com uma aparência mais uniforme. Por meio deste procedimento, a quantidade de colágeno pode dobrar e o efeito pode, ainda, ser otimizado com a aplicação de fator de crescimento epidermico. O aparelho utilizado chama-se Dermarollera®.

 


topo ↑

Plataforma Vibratória

Exercitando na plataforma vibratória

Se você sonha em perder gordura e ganha massa muscular é simples, basta fazer a plataforma vibratória por alguns minutos.
Ela transmite vibrações mecânicas a todo o corpo, resultando em inúmeros benefícios, como:
- Fortalecimento dos músculos;
- Melhor fluxo sanguíneo;
- Redução de celulite;
- Estimulação do sistema hormonal;
- Prevenção do processo de degeneração óssea (osteoporose);
- Contribuição no processo da neuroplasticidade do sistema nervoso.
Ao realizar os exercícios, lembre-se de manter os joelhos flexionados (dobrados) quando estiver parado em cima da plataforma, não forçando a coluna lombar e sempre contraindo o abdómen. Assim você terá um resultado mais rápido e sem lesão.

Plataforma Vibratória: Ossos com vibrações positivas

Nenhum astronauta ficou tanto tempo no espaço quanto o russo Valery Polyakov. Entre janeiro de 1994 e março de 1995, ele passou 437 dias, dezessete horas e 58 minutos a bordo da (hoje extinta) estação orbital Mir. Nos quase quinze meses de missão, Polyakov praticava duas horas diárias de exercícios físicos. Mesmo assim, de volta à  Terra, foi preciso uma semana de muita fisioterapia para que Polyakov voltasse a andar normalmente. Seus músculos e, especialmente, seus ossos voltaram do espaço em frangalhos. O enfraquecimento do esqueleto é uma das consequências mais nefastas da permanência prolongada em ambientes de gravidade zero. Cada mês passado no espaço leva a uma perda média de 2% de massa óssea - o equivalente ao desgaste anual sofrido por uma pessoa saudável entre os 30 e os 40 anos. A força da gravidade causa um atrito natural entre músculo e osso. Sem essa fricção, o ritmo da renovação óssea cai brutalmente e o esqueleto enfraquece. Há relatos de tripulantes que continuaram a sofrer os efeitos da falta de gravidade sobre os ossos mais de dois anos depois do retorno para casa. Encontrar uma forma de conter a deterioração óssea dos astronautas é, portanto, um dos maiores desafios dos programas espaciais. Nos Estados Unidos, os estudos em busca de uma solução resultaram na criação da primeira máquina para o tratamento da osteoporose, doença com 200 milhões de vítimas no mundo, 10 milhões delas no Brasil. Seu uso aqui na Terra já está liberado. Os primeiros exemplares acabam de chegar ao país. Batizado de terapia de movimento dinâmico, o tratamento prevê o uso de uma plataforma. Geralmente possui 55 centímetros de largura e 9 de altura, o aparelho lembra muito uma balança caseira. Seu princípio é simples: a máquina começa a vibrar sob o peso do paciente. Embora a trepidação seja levíssima, para conseguir se equilibrar a pessoa contrai instintivamente todos os músculos do corpo. É essa contração que detona o processo fisiológico que causa microlesões nos ossos. Para reparar o dano, o organismo, então, aumenta a produção de células de reconstrução óssea - e faz o esqueleto fortalecer-se contra possíveis novas agressões, entre elas a osteoporose. O segredo da nova tecnologia está na precisão das vibrações: não importa o peso da pessoa, a máquina está programada para fazer com que os músculos se contraiam 35 vezes por segundo, a intensidade mínima necessária para estimular a reconstrução óssea. Quase uma centena de trabalhos científicos comprovou os benefícios da plataforma: vinte minutos diários sobre a plataforma proporcionam um ganho anual de 2% de massa óssea. "Criamos a primeira terapia não medicamentosa segura para o combate à  osteoporose", disse a VEJA o engenheiro Clinton Rubin, diretor do centro de biotecnologia da Universidade Estadual de Nova York e inventor da Juvent (Plataforma vibratória). O desenvolvimento do aparelho foi patrocinado pela Nasa, a agência espacial americana, e pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

A criação de uma máquina capaz de fortalecer o esqueleto é fruto da descoberta do grande grau de influência dos músculos sobre os ossos - um capítulo relativamente novo na história da medicina, datado do início dos anos 80. Com o aprofundamento das pesquisas na área de biologia molecular e o refinamento tecnológico dos exames de imagem, conseguiu-se determinar como a saúde óssea está intrinsecamente associada à  saúde muscular. Uma das evidências mais claras dessa relação vem da observação de atletas profissionais. O braço mais musculoso de um tenista, o que ele usa para bater e rebater a bola, tem pelo menos 10% mais massa óssea do que o outro. A plataforma vibratória é indicada para pacientes com osteopenia, um estágio anterior à  perda significativa de massa óssea, e como coadjuvante do tratamento com remédios da osteoporose. "O estímulo mecânico produzido pelo aparelho potencializa a ação dos medicamentos, o que nos permite, em muitos casos, reduzir as suas dosagens", diz a fisiatra Pérola Grinberg Plapler, diretora da divisão de medicina física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. A esperança é que, com a plataforma, a adesão à  terapia contra a osteoporose aumente. Hoje, metade dos pacientes deixa de lado os cuidados com a doença. As principais queixas se referem ao modo de administração e à s reações adversas dos remédios. Alguns requerem injeções diárias e a maioria pode levar a distúrbios gastrointestinais, como náuseas, vómitos, gastrite e úlcera. "Quero ficar longe desses efeitos", diz a administradora de empresas Érica Georgine Vaccaro, de 58 anos. Ao receber recentemente o diagnóstico de osteopenia, ela comprou uma plataforma que custa 8 450 reais. Érica se submete a sessões diárias no escritório. "Tentarei controlar o avanço da doença com essa máquina e a suplementação de cálcio." Encontrado, sobretudo, no leite e em seus derivados, o cálcio funciona como uma espécie de tijolo na construção de ossos fortes. Como acontece em relação a todos os tecidos do corpo humano, os ossos sofrem uma renovação constante. A saúde do esqueleto depende da destruição das células velhas e de sua substituição por outras mais jovens. Nos ossos, esse processo decorre da ação antagónica de dois tipos de células, os osteoclastos e os osteoblastos. Os primeiros são responsáveis pela corrosão dos ossos. Os segundos, por sua reconstrução. Até os 30 anos, quando o desenvolvimento ósseo atinge o seu ápice, os osteoblastos são mais ativos do que os osteoclastos. A partir dessa idade, a tendência é a de que o ritmo de destruição óssea supere o de regeneração. Depois dos 45 anos, o esqueleto tende a ficar 5% mais fraco a cada ano. Quando a massa óssea é 25% inferior ao que era aos 30 anos, o diagnóstico é de osteoporose. Não há cura para o mal, só paliativos. Até hoje não se inventou nada capaz de repor a contento a massa óssea perdida. A única arma eficaz no combate à  osteoporose são os cuidados tomados desde a juventude - dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Quanto à  última recomendação, não é preciso se esfalfar na academia. Tome-se como exemplo o esforço de uma pessoa para se manter sobre a plataforma vibratória: ele equivale ao de uma caminhada leve. Fonte: Veja

 


topo ↑

 

Odontologia

DR. ROBERTO VARGAS DE LIMA - Cirurgião Dentista - Implantes e cirurgias em geral
CRO 14.176
Pós Graduado
- Implantologia odontológica
- Estética e Cosmética Odontológica
- Próteses fixas e facetas de porcelanas
- Pessoas portadoras de necessidades especiais

Todos os tratamentos são disponibilizados também para pessoas que apresentam restrições em saúde ou doenças importantes (Alterações cardiológicas, pulmonares, respiratórias, hormonais, circulatórias, renais, neurológicas, emocionais...).
Dr. Roberto Vargas de Lima, desde setembro de 2.007, é o cirurgião dentista responsável pelo programa e atendimento de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PPNEs) da 20ª Regional de Saúde do Estado do Paraná em parceria com o Programa Brasil Sorridente do governo federal, na cidade de Toledo-Pr (que abrange 18 municípios - aproximadamente 315.000 habitantes, sendo mais de 40.000 PPNEs).
É muitíssimo importante que a ansiedade, os medos e as inseguranças sejam compensados, controlados ou eliminados previamente ao início de um tratamento e qualquer pessoa pode beneficiar-se desta capacitação profissional necessária para o atendimento de Pessoas Portadoras de Necessidade Especiais.




QUEM PROCURA ESTE PROFISSIONAL?

- Pessoas que acreditam que sua estética pode ser potencializada; não importando o grau de complexidade.
- Pessoas que acreditam que seu sorriso agrega alto valor ao seu trabalho, seus relacionamentos, sua autoconfiança e ao seu bem estar.
- Para pessoas que desejam reabilitar suas perdas dentárias, ósseas e gengivais, com alto desempenho e autoconfiança mastigatória e estética.
- Para quem possui restaurações extensas ou com histórico de fraturas frequentes.
- Para quem deseja conhecer o verdadeiro potencial do seu sorriso.
- Para pessoas que buscam estética associada à  saúde e segurança.


IMPLANTOLOGIA ODONTOLÓGICA




INDICAÇÕES
- Repor um ou até mesmo todos os dentes perdidos recentemente ou há dezenas de anos, com ou sem perdas ósseas e/ou gengivais.
- Substituir dentes que por qualquer motivo não possam ter suas funções reabilitadas com previsibilidade de segurança e longevidade (durabilidade).
- Substituir próteses fixas ou removíveis sem precisar desgastes de dentes naturais.

CONTRA INDICAÇÕES
- As contra indicações podem ser absolutas ou relativas, por isso devem ser bem entendidas antes de se planejar qualquer tratamento e podem ser muito peculiares, por isso as consultas precisam ser muito esclarecedoras; e por zelo não serão comentadas no site.

VANTAGENS
- Se o tratamento com implantes for indicado corretamente, clinicamente só apresenta vantagens.

DESVANTAGENS
- Se o tratamento com implantes for indicado corretamente, a única desvantagem, quando há, é o custo, que geralmente é maior que em qualquer outra opção de tratamento.

 


topo ↑

 

Ultrassom


O uso do ultrassom na redução de gordura localizada e celulite.

O ultrassom é um aparelho que emite uma irradiação mecânica de freqà¼ência acima de 20 KHZ.O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico.

O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local.

O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.

O efeito mecânico provoca o aumento da penetração de ativos cosméticos melhorando a performance dos produtos.

As indicações do ultrassom em estética são: romper nódulos de celulite, descompactar gordura endurecida por fibrose, hidrolipoclasia ( potencializa introdução de medicação) e pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

A aplicação de ultrassom não deve ultrapassar os 20 minutos no corpo todo devido a fenómenos de redução dos níveis de glicose no sangue.

A associação de técnicas é fundamental para melhores resultados, sendo assim, a indicação de técnicas como a drenagem linfática, endermologia e massagem modeladora estão indicadas após a aplicação de ultrassom.

Técnicas invasivas como a Carboxiterapia também apresentam resultados superiores quando associadas ao ultrassom.

Lembrando que a indicação correta inclusive das associações deve-se a uma boa avaliação prévia e análise corporal detalhada de um profissional capacitado. 


topo ↑

 

Tratamento para perda de cabelo e Calvície

 

- O ciclo normal dos cabelos
-
O que causa a queda excessiva dos cabelos?

-
Tratamentos

A queda de cabelo na mulher e nos homens é uma queixa freqà¼ente nos consultórios médicos  e pode se tornar um grande pesadelo para muitas pessoas. Muitas já tentam vários tratamentos por conta própria sem obter sucesso e só então procuram um médico. Várias são as causas da queda excessiva de cabelo que devem ser pesquisadas e, conseqà¼entemente, diferentes são as formas de tratamento.

Introdução

A sociedade está preparada para aceitar os homens calvos, mas nunca as mulheres calvas. Assim, a queda de cabelos torna-se um problema desesperador para a mulher.

Várias são as causas da queda de cabelo , desde uma diminuição fisiológica do volume dos cabelos na mulher após a menopausa, ao uso de produtos químicos inadvertidamente, até uma forte predisposição genética, sendo comum à  associação de vários fatores.

Como são várias as causas da queda de cabelo, também são vários os tratamentos. Em alguns casos deve ser tratado o distúrbio de base, como por exemplo à s alterações da tireóide, em outros, a única opção pode ser o transplante de cabelo.

O ciclo normal dos cabelos

Aproximadamente 90% dos cabelos do couro cabeludo encontram-se em fase de crescimento, sendo que esta fase tem duração de cerca de dois a seis anos. O restante, 10%, encontra-se em fase de repouso, cuja duração aproximada é de dois a três meses. O cabelo cai ao atingir o fim desta fase.

Normalmente perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia, sendo substituídos por outros que nascem no mesmo folículo dando início a um novo ciclo. Esse tipo de queda natural do cabelo acontece mais na mudança de estação, na primavera e, principalmente, no outono, quando a taxa de metabolismo do corpo está mais alta.

Os cabelos crescem, aproximadamente, 1cm por mês. à€ medida que o indivíduo envelhece, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento.

 

O que causa a queda excessiva dos cabelos ?

A queda excessiva de cabelo pode ter muitas causas diferentes. A pessoa que perceber que seus cabelos estão caindo em grande quantidade deve consultar seu dermatologista, médico especializado no tratamento de alterações da pele e cabelo. É importante descobrir a causa e se o problema responderá ao tratamento médico ou não.

Em paralelo ao tratamento dermatológico, as mulheres devem procurar um endocrinologista e seu ginecologista que eliminará a possibilidade de doenças que podem estar levando a queda dos cabelos, como por exemplo: um tumor de ovário ou adrenal, anemia, ovário policístico, alterações no funcionamento da tireóide e outras.

A perda dos cabelos pode ocorrer de maneira difusa, como no distúrbio chamado de eflúvio telógeno, em que os cabelos de tornam ralos mas não deixa "falhas", como ocorre na alopécia areata, também chamada de "pelada’.

 

Dentre as principais causas de queda excessiva dos cabelos estão:

  1.        Pós-parto: quando a mulher está grávida, ela perda menos fios do que perderia normalmente e ao final da gravidez muitos fios entram na fase de repouso do ciclo e caem. Isso ocorre normalmente 2 a 3 meses após o parto, podendo durar de 1 a 6 meses, retornando ao ciclo normal na maioria dos casos.

  2. ·         Anemia: a deficiência de ferro pode ocorrer por uma diminuição da ingestão ou absorção do ferro ou por uma perda crónica através do sangue, como por exemplo em mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume. Essa deficiência pode ser detectada através de exames de sangue e corrigida com o uso de medicações para repor o ferro.

  3. ·         Dieta pobre em proteínas: dietas não balanceadas podem levar uma ingestão inadequada da quantidade de proteínas e o corpo irá economizar as proteínas nos cabelos, fazendo com ele passem para a fase de repouso, o que acarretará em uma perda grande dos fios. Isso pode ser prevenido e tratado através de uma dieta balanceada, com as quantidades adequadas de proteína.

  4. ·         Uso de produtos inadvertidamente: o uso de tinturas, água oxigenada, permanentes, alisantes, descolorantes e outros produtos podem enfraquecer os cabelos levando a sua queda. Nestes casos é necessário interromper o uso até o crescimento de novos fios.

  5. ·         Infecção por fungos: ocorrem áreas de descamação no couro cabeludo com vermelhidão e inchaço, deixando os fios quebradiços. Essa infecção é contagiosa e deve ser tratada com o uso de medicamentos.

  6. ·         Uso de medicamentos: alguns medicamentos podem ter como efeito colateral à  queda temporário dos cabelos.

  7. ·         Uso de pílulas anticoncepcionais: algumas mulheres podem ter uma perda dos cabelos com o uso das pílulas anticoncepcionais, e caso isso ocorra, devem procurar o seu ginecologista. A interrupção do uso das pílulas também pode desencadear a queda dos cabelos 2 a 3 meses após o término do uso. Esse fato ocorre de maneira semelhante ao que ocorre no pós-parto.

  8. ·         Distúrbios da tireóide: a diminuição ou o aumento da produção dos hormónios da tireóide, denominados de hipotireoidismo e hipertireoidismo, respectivamente, podem causar a queda dos cabelos. Essas alterações podem ser diagnosticas pela medida dos hormónios no sangue e seu tratamento pode corrigir a perda dos cabelos.

  9. ·         Febre e infecções: febre alta e infecções como uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por 4 semanas a 3 meses, cessando espontaneamente.

  10. ·         Estresse: algumas situações, como grandes cirurgias e doenças crónicas, resultam em estresse para o organismo podendo levar à  queda dos cabelos. O estresse psíquico também pode aumentar a perda dos cabelos. Caso essas condições sejam passageiras, como no caso das cirurgias, a queda se reverte espontaneamente.

  11. ·         Alopécia areata: também conhecida como pelada, é a perda dos cabelos em uma pequena área arredondada. A causa é ainda desconhecida. Pode ser tratada com medicamentos tópicos ou sistêmicos.

  12. ·         Calvície hereditária: essa tendência genética pode ser herdada pelo lado materno ou paterno, e as mulheres apresentarão cabelos ralos, não se tornando completamente calvas. Também chamada de alopécia androgenética, ocorre devido a grandes concentrações de hormónios masculinos ou aumento da sensibilidade à  ação desses hormónios. Seu aparecimento pode se iniciar ainda na adolescência e existem alguns medicamentos tópicos que podem amenizar o problema.

  13. ·         Queda por pressão: a queda dos cabelos pode ser devida a uma tração dos fios, como em sessões de alisamento, ou por pressão provocada pelo uso constante de chapéus apertados.

  14. ·         Outras causas: podemos citar ainda como causas de queda dos cabelos os tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia), lúpus, tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas e abuso dos secadores de cabelo.

Tratamentos:

O tratamento da perda excessiva de cabelo deve objetivar, primeiramente, corrigir a causa. Por exemplo a reposição de ferro na anemia, uso de medicamentos para combater uma infecção por fungos, alimentação balanceada, etc.

Em alguns casos, como na alopécia areata, poderá ser indicado o uso de medicamentos tópicos para estimular o crescimento dos fios, como o tratamento de Intradermoterapia Capilar.

Nos casos em que tenha ocorrido uma queda irreversível uma alternativa seria o transplante de cabelos. Algumas mulheres com áreas de fios reduzidos, como na calvície hereditária, e pessoas que tenham perdido alguns, mas não todos, os cabelos devido a queimaduras ou outros acidentes no couro cabeludo podem ser beneficiadas com esse tratamento. O transplante é um procedimento cirúrgico e deve ser realizado por médicos especializados.

Um dos tratamentos mais modernos e procurados nas clinicas é o Derma Roller usado em vários tratamentos corporal e Facial, juntamente com fatores de Crescimento.

 


topo ↑

Profissionais unem técnicas no combate à  gordura localizada.

 

"ESTÉTICA" Juntas, mesoterapia, ultra-som e drenagem linfática oferecem tratamento mais eficaz.

Cerca de 85% da população feminina sofre com a celulite e gordura localizada em diferentes estágios. Tendo como principais causas sedentarismo, estresse, tabagismo, alterações hormonais e uso de anticoncepcionais, a celulite produz mudanças estruturais na aparência feminina e altera a auto-estima da mulher. Diversas técnicas vêm sendo utilizadas no combate à  celulite e à  gordura localizada. Os profissionais sempre alertam que dificilmente 100% da celulite desaparecerão. Os tratamentos, em geral, são feitos a longo prazo e exigem muita disciplina por parte da paciente — na realidade, livrar-se da gordura localizada implica também em corrigir uma série de fatores incorretos na vida cotidiana. Na tentativa de oferecer um combate mais eficaz à  celulite e à  gordura localizada, unen-se três técnicas diferentes. O tratamento todo pode ser feito em uma clínica só, oferecendo mais comodidade e economia de tempo à s pacientes. A primeira fase do tratamento é a sessão de Mesoterapia, é uma técnica francesa, utilizada no tratamento de celulite, flacidez e estrias por meio de aplicação de princípios ativos, enzimas com diferentes mecanismos de ação que promovem a diminuição de gordura no local tratado. O tratamento é realizado por um médico habilitado. Onde consiste em injeções de pequenas quantidades de fármacos em uma das camadas da pele, a derme — ou mesoderma. "A mesoterapia vem sendo usada mais recentemente para a

 estética, mas essa não era sua finalidade principal na medicina antiga”, explica o médico, lembrando que a técnica é utilizada, por exemplo, por alguns ortopedistas para tratamento de dores na coluna. "Com o decorrer dos anos a medicina estética se interessou e, devido aos bons resultados, o uso da mesoterapia com essa finalidade aumentou”, afirma. Salientamos que a mesoterapia não deve ser usada como uma técnica de emagrecimento. "É indicada para a gordura localizada, a celulite e a redução de medidas”, salienta. Os locais mais comuns de aplicação são o abdómen, o culote e a barriga. ---

Ultra-som e drenagem potencializam efeitos

É recomendado que logo após a sessão de mesoterapia a paciente seja submetida a uma sessão de ultra-som e drenagem linfática. O objetivo é potencializar os efeitos da mesoterapia.


topo ↑

 

Mini-Lipo ultra-sónica Aspirativá

Também chamada de Mini-Lipo, Lipo Fracionada, Lipomodulação ou Lipo Light Aspirativa.

Na verdade, esta técnica foi primeiro relatada como XUAL ( External Ultrasound-Assisted Lipoplasty) em publicação científica em 1998 por Silberg e vem sendo desenvolvida e utilizada com muito sucesso por vários médicos no Brasil e no mundo, há vários anos.

Logo após a proibição do Lipostabil no Brasil pela Anvisa, os especialistas em medicina estética começaram a pesquisar novas técnicas que realmente tivessem resultados garantidos na redução de gordura localizada, com riscos mínimos e segurança máxima. Assim, a Mini-Lipo Ultra-sónica foi adaptada para ser um procedimento menos agressivo, com o uso de cânulas mais finas e aspiração de áreas menores do que em uma lipo tradicional, com seringas a vácuo, possibilitando a realização do procedimento apenas com anestesia local.

Assim, adaptamos o nome Lipo Light para designar um procedimento de lipoaspiração de pequeno porte otimizada pelo ultra-som, com anestesia local.

A Mini lipo é indicada para aqueles pacientes com o peso ideal (ou ligeiramente acima) que desejam reduzir pequenas áreas de gordura como abdómen, flancos (pneuzinhos), culotes, costas, joelhos, região pré-axilar e outras. Para pessoas com sobrepeso ou obesidade o procedimento não é contra-indicado mas somente vai melhorar o contorno corporal de áreas restritas, e não de grandes áreas.

Salientamos que esta técnica destina-se ao tratamento de uma ou no máximo 2 áreas por vez. Após uma minuciosa consulta e exame físico, o médico solicita alguns exames laboratoriais. Com os exames em ordem, o procedimento é agendado. Não é necessário

jejum antes do procedimento, mas uma dieta leve deve ser observada. No dia do procedimento, o paciente é pesado, medido, fotografado e as áreas a serem tratadas são marcadas com caneta demográfica.

 

Como é a técnica?

INFILTRAÇÃO: As áreas são infiltradas com soro e anestésico ( Solução de Klein), até que fiquem bem endurecidas. Logo a seguir, inicia-se a passagem do Ultra-Som nas regiões infiltradas, o que faz com que células de gordura inchadas pelo líquido injetado sejam quebradas e a gordura se torne muito mais fácil de ser aspirada.

MICROASPIRAÇÃO: Finalmente, faz-se uma aspiração com seringa e micro-cânula (2mm) e observa-se a gordura aspirada na seringa. Podemos retirar de 250 até 400 ml no máximo por cada área tratada.

O único repouso necessário é no próprio dia do procedimento e o paciente pode trabalhar no dia seguinte. Apenas devem ser evitadas atividades físicas por 15 dias e o uso de cinta modeladora pós-cirúrgica é obrigatório por 30 dias.

Logo após o procedimento já se pode notar uma grande diferença, mas um inchaço local é comum nos primeiros 5 dias. Por isso, recomenda-se a realização de drenagem linfática e ultra-som por pelo menos 2 semanas após o procedimento.

Quais as vantagens da Mini-Lipo ultra-sónica?

 

- A gordura é realmente eliminada, a "olhos vistos",

- Não é necessário repouso,

- Custos muito mais acessíveis,

- Não necessita de internação, sedação ou anestesia geral,

- Resultados mais rápidos e duradouros.

 

Há alguma desvantagem ou risco?

 

A única desvantagem é o fato de ser indicada apenas para pequenas áreas e poucas áreas por vez. Os riscos são mínimos, desde que a Mini - Lipo seja bem indicada e o paciente siga corretamente todas as recomendações médicas pós-procedimento.


topo ↑

 

 

Correção de Orelha Otoplastia (Orelha de abano)

Nome técnico: Otoplastia
Parte do corpo: orelhas
Idade recomendada: a partir dos 7 anos
Anestesia: local (na maioria dos casos)
Duração da cirurgia: 1 a 2 horas
Permanência na clínica: não excede o procedimento
Cicatriz: nenhuma cicatriz externa visível
Pré-operatório: Exames de laboratório
Pós-operatório: curativo protegendo as orelhas deve ser usado por um dia e depois é necessário o uso de uma faixa durante trinta dias.
Tempo de recuperação: 10 a 15 dias

A orelha em abano, ou "orelha de Dumbo" como é popularmente conhecida, normalmente causa incómodo e constrangimento. O problema geralmente é congênito e pode ser corrigido através de uma cirurgia plástica relativamente simples. A intervenção pode ser feita a partir dos primeiros meses de vida, mas o ideal é aguardar até que a criança complete sete anos de idade. Para entender melhor este problema, saiba que existem três tipos de deformidade, que juntas são consideradas como orelhas em abano. O paciente pode ter a parte interna da orelha (concha) muito grande, ter ausência da dobra superior, ou ainda possuir um ângulo muito aberto entre a cabeça e a orelha. Em todos estes casos, a melhor solução é uma intervenção cirúrgica. Antes da operação, o médico solicitará exames de laboratório para descobrir qualquer problema com anestesias ou sensibilidade a algum produto. Em geral a cirurgia é realizada com anestesia local. No primeiro dia após a cirurgia o paciente fica com a cabeça toda enfaixada, apenas com o rosto livre. No dia seguinte já pode tirar todos os curativos, tomar banho e lavar a cabeça. O único cuidado especial é usar uma faixa, tipo a de tenistas ou bailarinas, na hora de dormir durante trinta dias. A faixa evita que a orelha se dobre no contato com o travesseiro. O melhor de tudo é que, além da cirurgia ser simples, a cicatriz fica escondida atrás da orelha.